Valdemiro Santiago afasta bispo acusado de desvio de dízimos.

18/10/2013 14:47

Valdemiro Santiago afasta bispo acusado de desvio de dízimos

 Outras 100 pessoas estariam envolvidas no esquema que pode ser o motivo das dívidas da denominação

O portal Brasil Econômico, assinado por Gilberto Nascimento no iG, recebeu informações de um fiel da Igreja Mundial do Poder de Deus do Rio de Janeiro dizendo que o bispo Josival Batista foi transferido para Portugal depois de denúncias de desvio de dinheiro.

Batista é o número dois da denominação liderada pelo apóstolo Valdemiro Santiago. Ele seria responsável pela administração financeira da igreja que tem mais de 315 mil seguidores no Brasil segundo dados do IBGE.

A denúncia contra o bispo também teria afetado outras 100 pessoas que trabalhavam para a igreja, a fonte do site garante que todas foram afastadas.

O portal faz ligação desse desvio de dinheiro com a crise financeira da igreja que estaria devendo mais de R$21 milhões para emissoras de TV e rádio. A falta de pagamento teria feito com que o horário da Igreja Mundial na CNT fosse alugado para a Igreja Universal do Reino de Deus, sua principal concorrente.

Vale lembrar quem em 2012 a IURD – por meio da Rede Record, lançou uma reportagem acusando Valdemiro Santiago de desviar recursos da igreja para benefício próprio, mostrando, inclusive, fazendas com milhares de gado no estado do Mato Grosso. Com essa denúncia o líder religioso passou a ser investigado pela Receita Federal e pelo Ministério Público.

O jornalista Nascimento entrou em contato com a IMPD para que ela confirmasse a informação sobre o caso do bispo Batista, porém a igreja não quis comentar o caso.